top of page

.:: Dicas inteligentes para superar seus problemas ::.

  • Tradução Livre
  • 15 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

E se você acordasse de manhã e não tivesse problemas? Como seria sua vida?


Esta é a pergunta com a qual eu acordei esta manhã. O que exatamente é um "problema", afinal? É um julgamento. É tomar uma situação ou conjunto de circunstâncias e rotulá-lo como ruim ou errado. A situação em si não é inerentemente má ou errada; está tudo na sua definição dele.


Na natureza, por exemplo, os incêndios são considerados uma parte normal do ciclo de vida - os incêndios realmente ajudam a regenerar a terra e ajudam plantas e animais específicos a crescer. Isso pode ser visto como uma coisa boa (julgamento positivo). Mas quando você vive perto de uma floresta e há um incêndio devastador que ameaça sua casa, nós consideramos que uma coisa má (julgamento negativo). A própria natureza não tem um ponto de vista sobre isso. De jeito nenhum. Nós, humanos, somos os únicos que julgamos. Somos nós que realmente inventamos julgamentos e problemas. Passamos nossas vidas categorizando tudo o que fazemos ou experimentamos na vida em duas categorias, ou polaridades: boas ou más, certas ou erradas, melhores ou piores, etc.


O QUE VOCÊ ESTÁ INVENTANDO PARA CRIAR OS PROBLEMAS QUE VOCÊ ESTÁ ESCOLHENDO?


Você entende que nós realmente escolhemos e criamos nossos problemas? Quantas vezes você teve um insight de que não deveria fazer algo, mas o ignorou e optou por fazê-lo de qualquer jeito? Quantas vezes isso criou um "problema"? E se você desse credibilidade a esse sinal e escolhesse algo diferente? Você obteria um resultado diferente? Ainda criaria um "problema"?


Você já reconheceu que é um poderoso criador? Seus problemas são criações. Eu posso ser e ter sido um criador brilhante de porcaria. Na verdade, eu posso criar uma porcaria enorme! Se é porcaria ou algo valoroso, vai depender do meu ponto de vista (se você não acredita em mim, dê uma olhada no que algumas pessoas chamam de "arte").


Se eu reconheço que criei algum problema desafiador com o qual tenho que lidar (digamos, dívida financeira), conscientemente ou não, então eu posso me empoderar. Se eu vê-lo como esta coisa terrível que apenas "aconteceu" comigo, eu permaneço em um estado de vitimização, ou desempoderamento.


Escolher reconhecer que criei a situação me ajuda a reconhecer que tenho uma potência incrível para criar e mudar as coisas.


O que eu estou escolhendo para criar o que eu não gosto e não funciona para mim? Se eu posso criar algo como dívida em grande escala, então, e se eu pudesse criar dinheiro no mesmo grau? O que isso levaria? O que mais é possível aqui? O que eu preciso ser ou fazer diferente para obter um resultado diferente?


O QUE É CERTO SOBRE ISTO QUE EU NÃO ESTOU PERCEBENDO?


E se você olhasse seus problemas como oportunidades? O que posso aprender com esta situação? O que esse problema me mostra sobre mim e minhas capacidades? E se eu criei esse problema para que eu pudesse obter as informações que eu preciso para o próximo passo, para criar algo mais? (...) E se não há nada errado em cometer um erro, independentemente do resultado?


O quanto você está usando seus problemas para provar que há algo de errado com você? Que você é cheio de defeitos? Que você é menos do que deve ser? E o que exatamente "deveria ser"? (...) Quem decidiu isso? Sua família, escola, igreja, sociedade? Você percebe que esses padrões são totalmente subjetivos? Eles são baseados no julgamento.


Tome o tamanho do corpo. Várias centenas de anos atrás, ser gorda foi considerado altamente atraente (veja uma pintura de Rubens, por exemplo). Hoje em dia, pelo menos no nosso país, atraente é ser magra. Fotos de modelos feitas em Photoshop para ficar com a forma ideal. Não é mesmo real - é uma invenção total. Enquanto em outras partes do mundo, ainda hoje, ter curvas é um sinal de abundância e desejabilidade. É tudo arbitrário.


Por outro lado, você pode estar usando seus problemas para provar que você é um grande solucionador! E se você está fazendo isso e de alguma forma obtendo algum sentido positivo de auto-estima? Então, adivinha o que você sempre tem que criar mais vezes? Problemas! E se você apenas reconhecer que você é um criador brilhante e usar essa capacidade para criar algo que é divertido? E se você não usar julgamento para determinar o seu valor como pessoa? E se todo o conceito de valor é uma invenção?


ENTÃO... QUE ESTUPIDEZ (INCONSCIÊNCIA) VOCÊ ESTÁ USANDO PARA CRIAR OS PROBLEMAS QUE VOCÊ ESTÁ ESCOLHENDO? O que está além dos problemas? O QUE ESTÁ MAIS DO QUE A POLARIDADE DE JULGAMENTO? O QUE É POSSÍVEL AQUI?


.:: Últimas Postagens ::.

© 2017 by Cá Malaquias. Proudly created with Wix.com 

bottom of page